Topo

Blogueiro do UOL, Leonardo Sakamoto ganha Prêmio Direitos Humanos 2015

Sakamoto (à esq.) recebeu o prêmio em uma cerimônia do Palácio do Planalto - Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Sakamoto (à esq.) recebeu o prêmio em uma cerimônia do Palácio do Planalto Imagem: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 17h22

O jornalista Leonardo Sakamoto, blogueiro do UOL, recebeu nesta sexta-feira (11), em Brasília, o Prêmio Direitos Humanos 2015, concedido pelo governo federal, na categoria Comunicação e Direitos Humanos.

Segundo o governo, o prêmio é dado "a pessoas e instituições que se destacam na defesa, na promoção e no enfrentamento às violações dos Direitos Humanos no país". Em seu blog, Sakamoto aborda temas ligados às minorias e ao trabalho escravo no Brasil.

Sakamoto também é diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Confira a relação dos premiados:

1. Defensores de Direitos Humanos - "Dorothy Stang": Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular (MG)
2. Direito à Memória e à Verdade: Memorial da Resistência de São Paulo (SP)
3. Prevenção e Combate à Tortura: Ricardo Lewandowski (SP)
4. Combate e Erradicação ao Trabalho Escravo: Brígida Rocha dos Santos (MA)
5. Pátria Educadora - Educação e Cultura em Direitos Humanos: Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí (PI)
6. Comunicação e Direitos Humanos: Leonardo Sakamoto (SP)
7. Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua: Clínica de Direitos Humanos Luiz da Gama da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (SP)
08.  Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná – OAB Paraná: Projeto OAB Cidadania (PR)
09.  Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa: Rad Assis Brasil Ugarte (SP)
10. Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT: Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl – Projeto Expressão de Gênero da infância à juventude e Faces da Homofobia (SC)
11. Acesso à Documentação Civil Básica: Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (MG)
12. ECA 25 anos: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: Tiana Maria Sento-Sé Chaves (RJ) - In Memoriam
13. Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: Edusa César Menezes de Araújo Pereira (PE)
14. Inclusão da Pessoa com Deficiência: Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (RJ)
15.  Igualdade Racial: Silvana do Amaral Verissimo (SP)
16.  Autonomia das Mulheres: Rede Thydêwá (BA)
17. Garantia dos Direitos da População Indígena, Quilombolas e dos Povos e Comunidades Tradicionais: Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas – CONAQ (DF)
18. Selo Nacional de Acessibilidade: Gabinete Digital da Prefeitura Municipal de Caruaru (PE)
* Menção Honrosa: Projeto Respeitar é Preciso! - parceria Instituto Vladimir Herzog e Prefeitura do Município de São Paulo.