Topo

Fotógrafo brasileiro vence concurso de revista da National Geographic

Victor Lima/National Geographic
Imagem: Victor Lima/National Geographic

Bia Souza

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 06h00

No dia 19 de novembro, uma sexta-feira anterior à data prevista para a divulgação do resultado do concurso “Melhor do Mundo”, da revista Traveler, da National Geographic, o engenheiro civil Victor Lima, morador de Brasília, recebeu uma ligação Washington (EUA). “Meu coração acelerou e percebi que receberia alguma notícia importante. Uma das editoras perguntou se poderiam gravar a nossa conversa. Eu autorizei e ela começou a falar sobre a importância do concurso, quando de repente ouvi um coro de todos dizendo que eu havia sido o vencedor. Senti um mix de emoções e não sabia se ria ou chorava de tão feliz”, conta.

A imagem registrada em Salto Corumbá, cidade Corumbá de Goiás, foi selecionada entre mais de 34 mil fotografias e ilustra a edição especial de final de ano da revista. Essa é a primeira que a publicação, criada em 1984, divulga na capa uma imagem feita por um leitor.

UOL - Por que vencer esse concurso é importante para você?

Victor Lima - O fato de eu ser tão novo no mundo da fotografia e já ter sido o vencedor de um concurso deste porte me faz querer evoluir ainda mais e acreditar no meu talento. Eu desenvolvi uma grande paixão pela fotografia de paisagens e natureza. A National Geographic é a maior referência mundial neste tipo de fotografia. Vencer me faz acreditar ainda mais que este é o caminho que devo seguir no meu trabalho como fotógrafo. Além disso, ter sido o vencedor do concurso com uma foto do interior do nosso país e poder divulgá-lo para milhões de leitores da revista espalhados pelo mundo... Isso tudo não tem preço!

UOL - Como você registrou a imagem vencedora?

V.L. - Há 120 km de Brasília fica o Camping Clube Hotel Salto Corumbá, que além de outras lindas atrações naturais, tem a cachoeira que retratei como a sua atração principal. Eu tinha acabado de adquirir um equipamento novo de fotografia e estava querendo testá-lo no feriado de 1º de maio de 2015. Pesquisei atrativos próximos a Brasília, onde eu moro, e vi algumas fotos na internet sobre essa linda cachoeira. Imediatamente decidi ir até o local para fazer fotografias usando a técnica de longa exposição. Quando cheguei, vi que esta seria uma tarefa difícil, porque o local estava cheio de turistas. Mantive o plano inicial, montei o equipamento no tripé e fiquei aguardando o momento certo para fazer a foto. Quando vi os três rapazes parados, admirando aquela grandeza, percebi que era o momento exato para registrar a foto.

UOL - Por que escolheu este lugar em especial?

V.L. - No período em que fiz esta imagem eu estava estudando mais a fundo a fotografia de longa exposição. Uma das coisas que sempre me atraíram muito como fotógrafo foi retratar a água em movimento nas cachoeiras. Quando vi uma foto desta cachoeira tão imponente e com a possibilidade de se nadar aos seus pés, foi paixão à primeira vista.

UOL - Como decidiu participar do concurso?

V.L. - Eu participo da rede social de fotografia da NatGeo, o site Your Shot, e foi lá que fiquei sabendo do concurso. Quando vi que o motivo do concurso era escolher o primeiro fotógrafo-leitor do mundo que colocaria uma foto na capa de uma revista da National Geographic desde a sua fundação, não pensei nem por meio segundo e me inscrevi.

UOL - Quando e como começou a fotografar?

V.L. - Em função de uma viagem a Espanha que eu iria fazer com a minha noiva em dezembro de 2014, comprei a minha primeira câmera fotográfica. Queríamos registrar a viagem com uma qualidade melhor nas fotos e comprei uma câmera DSLR de entrada. Consegui trazer algumas boas fotos, mas foi um pouco estressante a adaptação a este tipo de equipamento e os seus milhares de ajustes possíveis. Foi em janeiro 2015 que comecei a estudar fotografia mais a fundo e não parei mais desde então.

UOL - Você tem alguma dica para os fotógrafos amadores?

V.L. - Uma boa fotografia não tem nada a ver com equipamento, e sim com a composição do quadro da foto e com a luminosidade da cena. De nada adianta um equipamento profissional se a pessoa não estudar sobre os conceitos e as técnicas fotográficas. Sendo assim, aqui vão algumas dicas:

  • Estudar sobre luz, composição e técnicas fotográficas.
  • Planejar sobre a fotografia que se quer fazer é importante.
  • Dependendo da hora do dia e das condições do tempo na qual você faz a fotografia o resultado pode ser totalmente diferente.
  • Tentar fazer a sua fotografia falar por si só, sem a necessidade de legendas.