Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 04/05, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 08h16

Possível governo peemedebista

Caso assuma a Presidência do país, Michel Temer vai apoiar no Congresso que empresas estrangeiras possam ter controle total das companhias aéreas que possuem no Brasil.

Uma medida provisória sobre o assunto já tramita no Legislativo desde março, e foi enviada pelo governo Dilma. Ela aumenta a permissão de capital estrangeiro nas empresas nacionais dos atuais 20% para até 49%, e prevê elevação desse percentual a até 100%.

Leia mais

 

Corte de ministérios

Ainda sobre um possível governo Temer, o vice já admite a aliados que deve adiar o corte de ministérios. Ele estaria sendo pressionado por dirigentes partidários que cobram cargos para apoiá-lo no Congresso.

Temer disse que pretendia reduzir dos atuais 32 para 26 ministérios logo nos primeiros dias de governo, mas agora prevê um prazo de 180 dias para as mudanças.

Leia mais

 

Acusações contra Lula

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que com as investigações da Lava Jato é possível afirmar que a organização criminosa que atuou na Petrobras “jamais poderia ter funcionado” sem a participação do ex-presidente Lula.

A declaração dada por Janot consta no parecer enviado pelo procurador ao Supremo Tribunal Federal, que pede a inclusão de Lula e de mais 29 pessoas investigadas na Lava Jato no principal inquérito da operação no Supremo.

Leia mais

 

Cunha mais uma vez

Janot também pediu a abertura de um novo inquérito contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e contra o ex-ministro do Turismo, Henrique Alves, ambos do PMDB, por corrupção no recebimento de dinheiro da empreiteira OAS.

O procurador suspeita que pagamentos da OAS feitos para a campanha de Henrique Alves, pedidos por Cunha, fossem propina disfarçada de doação para que os parlamentares atuassem em favor dos interesses da empreiteira no Legislativo.

Leia mais

 

Bloqueio ameaçador

Representantes do Facebook, dono do WhatsApp, veem o bloqueio do aplicativo pela Justiça brasileira como uma ameaça para o negócio no futuro. O serviço ficou 25 horas fora do ar nesta semana por determinação de um juiz de Sergipe.

Um grupo da empresa de Mark Zuckerberg desembarcou na segunda-feira em Brasília para convencer deputados a barrar um projeto que quer permitir o bloqueio de aplicativos que descumprirem decisões judiciais. 

Leia mais

 

Abusos no metrô

O número de casos de abuso sexual nos trens e estações do metrô e da CPTM registrados pela Polícia Civil em São Paulo aumentou 62% entre o primeiro trimestre de 2015 e o mesmo período deste ano.

Em um ano, a quantidade de ocorrências de assédio sexual a mulheres no sistema metroviário saltou de 34 para 55. Os números são de um levantamento feito pelo site Fiquem Sabendo, com base em dados da Delegacia de Polícia do Metropolitano.

Leia mais

 

Na terra do Tio Sam

O republicano Donald Trump é agora o candidato virtual do Partido Republicano para concorrer à Presidência dos EUA, depois da desistência do concorrente Ted Cruz. Ele abandonou a disputa após perder para Trump nas prévias do partido em Indiana.

Do lado democrata, Bernie Sanders superou Hillary Clinton em Indiana, mas ainda continua atrás na disputa pela candidatura. Disputam a Presidência dos EUA os candidatos democrata e republicano que conquistarem o maior número de delegados até julho.

Leia mais

 

Garantidos nas quartas

A Libertadores já tem dois classificados para as quartas de final do torneio. O Atlético Nacional, time de melhor campanha da primeira fase, eliminou o Huracán ao vencer a equipe argentina, na Colômbia, por 4 a 2. Já o Pumas bateu os venezuelanos do Deportivo Táchira por 2 a 0 no México.

Três dos quatro times brasileiros que ainda estão no torneio decidem hoje a classificação para a próxima fase. O São Paulo encara o Toluca, no México, às 19h15. O Atlético-MG enfrenta o Racing em Belo Horizonte, e o Corinthians recebe o Nacional-URU em São Paulo. Você pode acompanhar as partidas pelo Placar UOL.

Leia mais