Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 24/08, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

24/08/2016 08h09

Terremoto na Itália

Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália na madrugada de hoje, deixando dezenas de mortos. Muitos ainda estão debaixo de escombros, e o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas.

O epicentro do terremoto foi situado entre as cidades de Perugia e Rieti, a pouco mais de 150 km a nordeste de Roma.

Leia mais

 

Plebiscito rejeitado

A cúpula do PT rejeitou, por 14 votos a 2, a proposta da presidente afastada, Dilma Rousseff, pela convocação de um plebiscito sobre antecipação de eleições no Brasil.

Esta foi a primeira vez que o comando do PT se manifestou formalmente sobre a proposta. A emenda foi apresentada pelo secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, e reproduzia um trecho da carta de compromissos divulgada por Dilma para tentar reverter o impeachment no Senado.

Leia mais

 

Dilma cita Getúlio

E às vésperas de ir ao Senado apresentar a defesa contra o impeachment, Dilma Rousseff disse que, graças à democracia, não foi "obrigada a se suicidar, como obrigaram Getúlio".

A citação se refere ao ex-presidente Getúlio Vargas, que, em 1954, se suicidou sob pressão para renunciar ao cargo.

Leia mais

 

LDO aprovada

O Congresso Nacional aprovou na madrugada de hoje o texto-base da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017, na versão proposta pelo presidente interino, Michel Temer.

A lei estabelece os parâmetros para a elaboração do Orçamento, e limita o teto de gastos do governo à inflação de 2016. Os parlamentares ainda vão analisar propostas que podem alterar o texto principal.

Leia mais

 

Disputas municipais

Na corrida das eleições municipais, Celso Russomanno (PRB) continua liderando a disputa para a Prefeitura de São Paulo, com 33% das intenções de votos, de acordo com a pesquisa Ibope. A senadora Marta Suplicy (PMDB) aparece em segundo, com 17%. Empatados em terceiro lugar estão a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), e o empresário João Doria Jr. (PSDB), todos com 9%.

No Rio, Marcelo Crivella (PRB) lidera com 27% das intenções de votos. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) e o vereador Flávio Bolsonaro (PSC) aparecem tecnicamente empatados com 12% e 11% das intenções de voto, respectivamente.

Leia mais

 

Pente-fino das eleições

Policiais federais e analistas do TSE já começaram as investigações preliminares de doações eleitorais feitas a candidatos a prefeito e vereador. Nesta eleição, as campanhas terão até 72 horas para informar à Justiça Eleitoral de quem receberam os recursos.

Quando for encontrado algum sinal de irregularidade, o pente-fino vai render inquéritos imediatos — antes, eles só eram abertos ao final das eleições.

Leia mais

 

Hoje é dia de ficar milionário?

A Mega-Sena pode pagar hoje o segundo maior prêmio do ano. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor a ser pago a quem acertar as seis dezenas do concurso está estimado em R$ 58 milhões.

A quantia só é menor à do concurso 1.810, quando uma aposta de Pernambuco garantiu o prêmio de R$ 92,3 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília.

Leia mais

 

Mais um MasterChef brasileiro

O MasterChef Brasil, da Band, decidiu ontem o grande vencedor da terceira temporada do programa. E o escolhido foi Leonardo Young, que superou a outra finalista, Bruna Chaves.

Na prova decisiva, o empresário paulista mostrou habilidade ao preparar um carpaccio de vieira e rabanete, barriga de porco ao molho missô e ovos nevados com creme inglês de matchá.

Leia mais