Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 29/09, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

29/09/2016 19h41

Rombo nos cofres públicos

As contas do governo federal fecharam o mês de agosto com deficit de R$ 20,3 bilhões, o pior resultado para o mês desde o início da série história, em 1997.

O valor representa um aumento de 268,9% em relação ao resultado negativo do mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação do período. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional, que aponta o rombo na Previdência com o principal responsável pelo mau desempenho nas contas.

Leia mais



Inquérito fatiado

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot pediu para o STF que a maior e principal investigação da Operação Lava Jato seja dividida em quatro grupos, de acordo com os partidos envolvidos. Ela apura se existiu uma organização criminosa com a participação de políticos e empresários para fraudar a Petrobras.

A divisão foi proposta com o objetivo de otimizar as investigações. Ao Supremo, Janot afirmou que se trata de uma grande teia criminosa na qual integrantes do PP, PT e PMDB se utilizaram dos partidos para lotearem a Petrobras.

Leia mais



Eleição mantida

As eleições municipais em Itumbiara, no interior de Goiás, vão ser mantidas apesar do assassinato do candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB). A decisão foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral goiano.

O nome e a foto de José Gomes vão aparecer nas urnas eletrônicas, porque elas já foram lacradas. Os votos dados ao candidato vão ser computados para o substituto dele na chapa. José Gomes foi morto a tiros ontem durante uma carreata da campanha eleitoral.

Leia mais


Arquivos sigilosos

O juiz federal Sérgio Moro decretou sigilo do inquérito da Polícia Federal que investiga crimes relacionados ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht. Esse setor também ficou conhecido como “Departamento da Propina”.

O objetivo é evitar a divulgação de informações que poderiam comprometer o andamento das investigações da Operação Lava Jato.

Leia mais



Problemas em contas

O ministro José Múcio Monteiro pediu em relatório que o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeite as contas do governo Dilma Rousseff em 2015. A apreciação do processo no tribunal será na semana que vem.

O pedido de reprovação se baseia em conclusões da área técnica do TCU, que apontou 15 irregularidades de maior gravidade cometidas durante a gestão Dilma no ano passado. Tratam-se das chamadas "pedaladas fiscais" com recursos do Plano Safra e do Banco do Brasil, e da edição de decretos de suplementação orçamentária em desacordo com a lei.

Leia mais
 


Mercado em movimento

A Bolsa fechou em queda de 1,69%, com 58.350,57 pontos, após dois dias seguidos de ganhos. O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil.

O dólar subiu 1,05%, cotado em R$ 3,256, depois de dois dias seguidos de baixa.

Leia mais
 


Inflação do aluguel

O IGP-M, índice usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel imobiliário, acelerou em setembro. Depois de uma alta de 0,15% em agosto, o indicador registrou um avanço de 0,20% no mês seguinte. No ano, o IGP-M acumula aumento de 6,46%.

O principal responsável por essa alta foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado. O IPA corresponde a 60% do IGP-M, e teve alta de 0,18% em setembro, depois de ter registrado um a variação positiva de 0,04% em agosto.

Leia mais



Tragédia nos trilhos

Um trem atingiu uma estação de passageiros em Hoboken, no Estado de Nova Jersey, nos EUA, na manhã de hoje. Uma pessoa morreu e cerca de cem ficaram feridas.

O motivo do acidente ainda não foi esclarecido. Passageiros relataram que o trem não conseguiu reduzir a velocidade ao chegar à estação, acabou batendo na barreira da plataforma e causou o desabamento de parte do teto da estação.

Leia mais



Mudanças no mundo da bola

A CBF anunciou que a mudança no calendário da Copa Libertadores, que ficou maior, vai fazer a Copa do Brasil ficar mais curta. A competição vai ter menos semanas, mas vai manter o mesmo número de datas do formato atual.

Com o aumento do número de times da Libertadores, também é possível que o G-4 do Campeonato Brasileiro passe a ser um G-5, ou seja, o torneio classificaria cinco equipes para a competição continental. Essa mudança vai ser discutida em uma reunião do Comitê Executivo da Conmebol no próximo domingo.

Leia mais

 

Tão, tão distante

Mark Zuckberg resolveu revelar onde ficam instalados os servidores do Facebook. Se você acha que é nos Estados Unidos ou mesmo no Brasil, está completamente enganado.

A central de computadores que armazena os dados dos usuários da rede social fica no meio das florestas do norte da Suécia. Mais precisamente na gélida cidade de Lulea, que fica apenas a 110 km do Círculo Polar Ártico. O edifício principal do datacenter é do tamanho de seis campos de futebol.

Leia mais