Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 5/12, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 20h14

Renan afastado

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello decidiu afastar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

A medida atende a ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade, sob o argumento de que Renan não poderia continuar à frente da Casa sendo réu em processo criminal. A decisão mantém o mandato do parlamentar.

Leia mais

 

Nova aposentadoria chegando

O presidente Michel Temer (PMDB) reuniu líderes da base aliada na Câmara e no Senado para pedir apoio à PEC que muda as regras da Previdência, o que altera as formas em que o brasileiro pode se aposentar.

Temer não revelou detalhes, mas o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, adiantou que essa idade mínima será de 65 anos. Os detalhes serão conhecidos amanhã, quando a proposta será levada ao Congresso pelo governo.

Leia mais

 

Chape campeã!

A Conmebol declarou a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana de 2016. Antes do acidente aéreo, o time catarinense disputaria a final do torneio continental com o Atlético Nacional, da Colômbia.

Com o título, a Chape conquista também vaga na Libertadores de 2017 e prêmio de 2 milhões de dólares. Também se classifica para a disputa da próxima Recopa, na qual enfrentará justamente o Atlético Nacional.

Leia mais

 

Pronto para a próxima

O jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da queda do avião que matou parte do elenco da Chapecoense, mandou uma mensagem em áudio direto do hospital onde se recupera do acidente, em Medellín.

Ele disse que ganhou uma segunda chance de Deus e pediu para a mãe ficar bem. Henzel tirou os tubos e já conversa com familiares. Já a situação do zagueiro Neto é a mais crítica. Ele ainda respira com a ajuda de aparelhos e trata uma infecção.

Leia mais

 

Lava Jato

O ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo e o deputado Marco Maia (PT-RS) são alvos da nova fase da Lava Jato.

Os investigadores apuram a solicitação de contribuição de empresários para que não fossem convocados a prestar depoimento na CPI da Petrobras, em 2014. Os executivos apontaram repasses de mais de R$ 5 milhões.

Leia mais

 

 

Fraude na Copa do Mundo

Um novo acordo de leniência firmado com a construtora Andrade Gutiérrez dá detalhes sobre a formação de cartel entre empreiteiras para fraudar licitações de obras de estádios da Copa do Mundo.

O Cade, órgão responsável por fiscalizar e garantir a concorrência no mercado, teve acesso a dados que indicam que houve conluio e fraude em pelo menos cinco procedimentos de licitação em oito estádios.

Leia mais

 

Projeção para inflação

Economistas consultados pelo Banco Central melhoraram as projeções para o Produto Interno Bruto e reduziram a estimativa de inflação no final de 2016.

A projeção para a inflação neste ano caiu para 6,69%, mas continua acima do limite máximo da meta do governo. Para os próximos 12 meses, a projeção de inflação foi mantida em 4,89%. Para o PIB de 2016, o mercado financeiro prevê uma retração menor da atividade. Os economistas estimam agora um encolhimento de 3,43%. Para 2017, a previsão de alta do PIB baixou de 0,98% para 0,80%.

Leia mais

 

Restituição do IR

A Receita Federal deve liberar nesta semana a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Também estarão no lote restituições de 2008 a 2015 que haviam caído na malha fina.

O dia da liberação da consulta ainda não foi confirmado pela Receita.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa teve queda de 0,8%, com 59.831,73 pontos. Os resultados foram puxados, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 1,24% e está cotado em R$ 3,429.

Leia mais

 

Indenização para turistas no Rio

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), propôs indenizar os turistas que tiverem bens roubados ao visitarem a capital fluminense.

Para ele, esta seria uma medida transitória para "quebrar a imagem" de violência do Rio.

Leia mais

 

Recurso negado

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter teve negada a apelação na Corte Arbitral do Esporte, contra a suspensão por seis anos imposta pelo comitê de ética da entidade máxima do futebol.

Em comunicado, Blatter classificou o veredicto como incompreensível. Ele está suspenso por pagamentos feitos a Michel Platini sem consultar o Comitê Financeiro.

Leia mais