Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 6/12, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 07h35

Tentam salvar Renan 

Em reunião de emergência na casa de Renan Calheiros, aliados do presidente do Senado traçavam um plano para a volta dele ao cargo.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o clima era o pior possível. O grupo cogita entregar um pedido de suspensão do afastamento de Renan à presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia.

Leia mais

 

Preocupação do governo 

Se o afastamento de Renan Calheiros for confirmado, quem assume a presidência do Senado é o petista Jorge Viana (AC), o que preocupa o governo de Michel Temer.

O PT, partido de Viana, é contra o teto dos gastos públicos, votação considerada prioritária pelo Planalto. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, senadores do PT afirmam que Jorge Viana vai sofrer uma forte pressão da base do partido para adiar a conclusão da votação, marcada para a semana que vem.

Leia mais

 

Delação de Odebrecht 

A delação premiada da Odebrecht aponta que Marcelo Odebrecht cuidava apenas das contas de propina da empreiteira no plano nacional. De acordo com a colunista Monica Bergamo, Marcelo cuidava da conta do PT e do governo federal, tendo como interlocutor Antonio Palocci, que depois deu lugar a Guido Mantega.

As demais contas, destinadas a subornar governadores e prefeitos, ainda de acordo com a delação, eram administradas por executivos da construtora.

Leia mais

 

Reforma da Previdência 

A Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma da Previdência foi protocolada na Câmara dos Deputados na noite de ontem. O texto já tramita como PEC 287.

O presidente Michel Temer classificou o tema como ‘espinhoso’ e antecipou que uma das mudanças vai ser na idade mínima para aposentadoria, que vai ser de 65 anos, com uma transição a partir dos 50.

Leia mais

 

Combustível mais caro 

A Petrobras informou que vai subir o preço dos combustíveis nas refinarias, para que fiquem mais alinhados com os preços no exterior. A gasolina vai ficar 8,1% mais cara, em média, e o óleo diesel, 9,5%.

A mudança é no preço das refinarias, o que significa que o preço final para o consumidor pode não subir, necessariamente, na mesma proporção. A mudança entra em vigor já nesta terça-feira.

Leia mais

 

São Paulo é lixo vivo?

João Doria, prefeito eleito de São Paulo, fez duras críticas à cidade de São Paulo e, indiretamente, ao atual prefeito, o petista Fernando Haddad. O tucano reclamou do aumento de moradores de rua, do acúmulo de lixo e dos usuários de crack, e falou que a cidade está um ‘lixo vivo’.

Doria também anunciou que vai transferir a Virada Cultural do centro de São Paulo para o Autódromo de Interlagos, na zona sul, a partir do ano que vem. De acordo com o prefeito eleito, o evento vai passar a ter mais segurança, transporte e conforto para a população.

Leia mais

 

Contas bloqueadas 

A Justiça de Mato Grosso bloqueou R$ 108 milhões em bens do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e mais seis sócios, por degradação ambiental em fazendas no interior do Estado.

Em nota, Padilha negou ter cometido qualquer crime ambiental e disse que vai contestar as ações, que ele acredita que vão ser julgadas improcedentes.

Leia mais

 

Cheirinho de tapetão 

A procuradoria do STJD acionou CBF e o Vitória por causa da suposta irregularidade na escalação do zagueiro Victor Ramos. O departamento de registros da CBF e o clube baiano vão ter até dois dias para responder ao ofício.

O Internacional pede aplicação do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva pela atuação irregular de Victor Ramos em 26 partidas do Campeonato Brasileiro. Em caso de punição ao Vitória, o Colorado escapa do rebaixamento pelos pontos a serem retirados do time baiano.

Leia mais