Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 7/12, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 07h45

Articulação política

O Supremo Tribunal Federal julga hoje se Renan Calheiros pode continuar na presidência do Senado, depois de a maioria dos ministros ter decidido que um réu não pode estar na linha sucessória da Presidência da República.

Diante da crise entre Senado e Judiciário, interlocutores do presidente Michel Temer buscaram articular uma solução negociada para o problema entre os dois Poderes. A estratégia tem dois objetivos: tentar manter o aliado Renan no cargo, e garantir a votação do teto dos gastos públicos na semana que vem.

Leia mais

 

Jucá na presidência do Senado? 

Caso seja confirmado o afastamento de Renan Calheiros, o comando do Senado pode cair no colo de Romero Jucá (PMDB-RR), atual segundo vice da Casa.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Jorge Viana (PT-AC), o primeiro vice, cogita renunciar caso assuma a presidência do Senado. Tudo porque, se ele tiver que pautar a PEC do teto, rompe com a esquerda, e, se não fizer isso, vai ser acusado de aprofundar o desastre econômico.

Leia mais

 

Brasileiros do ano 

O presidente Michel Temer foi eleito o ‘Brasileiro do Ano’ pela revista IstoÉ, mas a grande estrela do ano foi o juiz Sérgio Moro, que foi premiado como o ‘Brasileiro do Ano na Justiça’.

Antes da cerimônia, Moro posou para selfies com os convidados. Na abertura do evento, foi ovacionado com o anúncio do prêmio. Além disso, ele foi citado no discurso do jornalista Ricardo Boechat e ganhou mais palmas.

Leia mais

 

Ano mais violento no campo 

O número de assassinatos no campo de janeiro a novembro de 2016 no país já supera a quantidade de casos ocorridos durante todo o ano de 2015, de acordo com levantamento da Comissão Pastoral da Terra, vinculada à Igreja Católica.

Foram 54 homicídios nos primeiros 11 meses deste ano, quatro a mais que o ano passado inteiro. Esta marca já faz de 2016 o ano mais violento no campo desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas.

Leia mais

 

Tragédia na Indonésia 

Pelo menos 52 pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois de um terremoto de magnitude 6,5 atingir na manhã de hoje a província de Aceh, no norte da Indonésia.

Aceh já tinha sido devastada em 2004 por um tremor submarino que provocou um tsunami. A onda gigante matou mais de 170 mil pessoas na ocasião.

Leia mais

 

Culpa da ‘perifa’? 

Fabio Santos, nome escolhido pelo prefeito eleito João Doria para assumir a Secretaria de Comunicação de São Paulo, afirma que um dos motivos para o governo tucano levar parte da Virada Cultural para o Autódromo de Interlagos é a população que vem da periferia.

Em entrevista à Folha, ele associa as pessoas das partes mais pobres da cidade aos arrastões que aconteceram nos últimos anos durante a Virada. Ele também disse que o evento é ‘um banheiro a céu aberto’.

Leia mais

 

Aborto e tortura

Relatores especiais da ONU afirmam, em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que a negação do serviço de aborto pode se caracterizar como tortura.

Apresentado há quatro semanas, o texto integra um pedido feito pelo grupo para participar como terceiro interessado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a resposta brasileira à epidemia de zika, previsto para ocorrer hoje.

Leia mais

 

Final da Copa do Brasil 

Grêmio e Atlético-MG decidem hoje, em Porto Alegre, quem vai ser o campeão da Copa do Brasil. Na partida de ida, em Belo Horizonte, o tricolor gaúcho venceu por 3 a 1 e pode perder até por um gol de diferença para garantir o troféu.

Você acompanha esse jogaço a partir das 21h45 pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

 

Stones no topo 

Os Rolling Stones alcançaram o primeiro lugar nas paradas de discos no Reino Unido com o recém-lançado Blue & Lonesome.

O álbum, que é formado apenas por regravações de clássicos do blues, já teve mais de 66 mil cópias vendidas no país.

Leia mais