Topo

Esse conteúdo é antigo

Neandertais morreram "por má sorte", e não nas mãos de humanos, diz estudo

1971yes/IStock
Imagem: 1971yes/IStock

Do UOL, em São Paulo

28/11/2019 10h27

Resumo da notícia

  • Um novo estudo sugere que Homo sapiens não foram responsáveis pela extinção dos homens de Neandertal
  • Um hábito que contribuiu para a extinção foi a procriação entre membros de uma mesma família
  • Os pesquisadores não descartam a má sorte. Quando uma população já é pequena, um ano com taxa de morte maior pode ser catastrófico.

Um novo estudo na Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, sugere que nós (os Homo sapiens) não fomos responsáveis pela extinção de outra espécie de hominídeo, os homens de Neandertal, como era anteriormente acreditado.

De acordo com a equipe de arqueólogos liderada por Krist Vaesen, outros fatores foram responsáveis pela diminuição gradativa e desaparecimento dos neandertais. O estudo funcionou como uma simulação da população de neandertais, baseado em registros de DNA encontrados em escavações.

Segundo Vaesen e seus colegas, um hábito que contribuiu para a extinção foi a procriação entre membros de uma mesma família, o que potencializa mutações degenerativas com o passar das gerações. "Em uma população pequena, a chance de casais da mesma família é maior", definiu ela.

Outro fator identificado pelo estudo é o que os especialistas chamam de "efeito Allee". "Se você está em uma população pequena, é mais difícil encontrar um parceiro sexual que você considera adequado", comentou Vaesen, o que levou muitos espécimes a morrerem sem se reproduzir.

Por fim, os pesquisadores avisaram para não descartar a má sorte. Novamente, quando uma população já é pequena, um ano com taxa de morte maior do que o normal pode ser catastrófico.

"Nós criamos modelos para os últimos 10.000 anos da espécie, observando se eles seriam extintos ou não [sem a interferência do Homo sabiens]. Descobrimos que estes três fatores foram mais do que o bastante para acabar com os Neandertais", comentou Vaesen.

Anteriormente, cientistas acreditavam que os Neandertais haviam sido extintos por causa da chegada do Homo sapiens na região que eles ocupavam, atual Europa e Ásia. Além de conflitos diretos entre as duas espécies, a convenção levava em conta a competição por comida representada pela nova espécie.

Os Neandertais viveram na Europa há cerca de 250 mil anos. Eles coexistiram e interagiram por um curto período de tempo com o Homo sapiens

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que era informado no 1º parágrafo desta nota, os homens de Neandertal não foram descendentes diretos dos Homo sapiens. A informação foi corrigida.