Grego endividado se suicida na praça do Parlamento em Atenas

ATENAS, 4 Abr (Reuters) - Um aposentado grego se matou com um tiro nesta quarta-feira na praça onde fica o Parlamento do país, depois de gritar às pessoas que passavam pelo local que suas dívidas o levaram a desistir da vida.

A taxa de suicídios na Grécia tem crescido, acompanhando a crise econômica que faz o desemprego chegar a 20 por cento e deixa muita gente com dificuldades para sobreviver após reduções em pensões e salários.

A polícia disse que pelo menos duas pessoas que passavam pela praça Syntagma viram o farmacêutico aposentado, de 77 anos, colocar a pistola na cabeça e puxar o gatilho depois de gritar: "Tenho dívidas, não aguento mais".

Um bilhete encontrado no bolso do seu casaco culpava os políticos e os problemas financeiros por seu desespero, segundo a polícia.

O governo, dizia o aposentado, "aniquilou qualquer esperança para a minha sobrevivência, e não pude ter nenhuma justiça". Ele acrescentou: "Não encontro nenhuma outra forma de luta exceto um fim digno antes de eu começar a fuçar comida no lixo".

Uma transeunte disse a uma TV que escutou o homem dizer: "Não quero deixar minhas dívidas para os meus filhos".

A Grécia vive sua pior crise econômica desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e medidas de austeridade exigidas por credores estrangeiros em troca da ajuda internacional levam o país ao seu quinto ano de recessão.

O governo disse no ano passado que a taxa de suicídios cresceu 40 por cento em relação a dois anos antes, refletindo o desespero causado pela crise.

(Reportagem de Dina Kyriakidou e Renee Maltezou)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos