Temporada de furacões do Atlântico deve ser mais amena em 2012

Por Jane Sutton

MIAMI, 4 Abr (Reuters) - A temporada de furacões de 2012 será "abaixo da média", com 10 tempestades tropicais, das quais quatro irão se transformar em furacões, previram os meteorologistas da Universidade Estadual do Colorado nesta quarta-feira.

Duas tempestades vão se tornar grandes furacões, com ventos de pelo menos 178 quilômetros por hora, afirmou a equipe fundada pelo pioneiro de previsões William Gray.

As perspectivas para uma temporada mais amena em 2012 foram baseadas em dois fatores principais. Furacões prosperam em águas quentes e o Atlântico tropical esfriou este ano, disseram os pesquisadores. Há também uma probabilidade "bastante elevada" de que um fenômeno El Niño irá se desenvolver este verão, acrescentaram.

O El Niño é um aquecimento das águas superficiais do Pacífico tropical que ocorre a cada quatro a 12 anos e tem efeitos de longo alcance em todo o mundo. O fenômeno cria ventos que dificultam a transformação de tempestades nascentes em furacões na bacia do Atlântico no Caribe.

Apesar da previsão de um número moderado de tempestades, Phil Klotzbach do Projeto de Meteorologia Tropical CSU disse que os moradores de regiões costeiras vulneráveis devem se preparar para os furacões da mesma forma que fazem todos os anos.

"Independentemente de quão ativa ou inativa a previsão sazonal seja, é preciso apenas um evento perto de você para fazer com que esta temporada seja ativa", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos