Governo de Minas Gerais é favorável a concessão de aeroporto de Confins

Carolina Marcondes
Em São Paulo

O governo do Estado de Minas Gerais é favorável à concessão para a iniciativa privada do aeroporto de Confins, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, segundo o superintendente de planejamento da secretaria de desenvolvimento econômico de Minas Gerais, Accácio Ferreira dos Santos Jr.

"Usaremos nosso poder político para que Confins entre no sistema", afirmou o superintendente durante evento do setor aeroportuário, em São Paulo.

Santos afirmou que espera que o leilão de concessão ocorra "na virada do ano" ou início de 2013. Para ele, além de Confins é necessária a inclusão dos aeroportos de Galeão (RJ) e Salvador (BA) no futuro certame.

Além disso, Santos afirmou que se o aeroporto de Confins não for administrado pela iniciativa privada o local perderá competitividade em relação a outros aeroportos.

O superintendente defendeu ainda investimentos urgentes na expansão da capacidade de Confins. "O governo de Minas Gerais mantém há anos parceria com a Infraero. Hoje estamos encarregados dos estudos para um segundo terminal", afirmou Santos.

Ele reconheceu, entretanto, que não será possível concluir as obras até 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, tem atual capacidade de 10,2 milhões de passageiros por ano, mas após obras de reforma e modernização do terminal de passageiros o número deve chegar a 16,5 milhões, segundo a Infraero.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos