Onda de calor no leste dos EUA deixa mortos e interrompe energia

Em Washington

A maior parte do leste dos Estados Unidos sofria com o calor intenso pelo terceiro dia seguido neste domingo (1º), depois que violentas tempestades deixaram uma dúzia de mortos e interromperam o fornecimento de energia para três milhões de pessoas.

Estado de emergência foi declarado em Washington D.C., Maryland, Ohio, Virgínia e West Virginia no sábado por causa dos danos causados por tempestades durante a noite, com ventos fortes como os de furacões.

O presidente norte-americano Barack Obama autorizou a Agência Federal de Gestão de Emergência (Fema, em inglês) a coordenar todos os esforços de apoio à devastada Ohio.

As tempestades ocorrem em meio a fortes temperaturas que superaram os 38 graus Celsius em muitas cidades ao sul, incluindo Atlanta, onde os termômetros marcaram 41 graus Celsius, de acordo com a Accuweather.com.

A temperatura no sábado foi a maior já registrada em Atlanta e meteorologistas locais disseram que domingo deveria ficar apenas ligeiramente menos quente.

Sem energia

Funcionários de companhias elétricas trabalharam durante a madrugada para tentar restabelecer a energia para residências e empresas. Autoridades de algumas áreas disseram que o trabalho poderia levar até uma semana.

Empresas elétricas em Ohio, Virgínia e Maryland descreveram os danos em suas linhas de transmissão como catastróficos.

Seis pessoas foram mortas na Virgínia em incidentes relacionados às tempestades, e mais de 1 milhão de clientes ficaram sem luz na pior queda de energia não relacionada a furacão na história do estado.

Dois moradores de Maryland morreram em tempestade, disse um porta-voz da agência de emergência do estado. Na atualização mais recente sobre a situação no domingo, 639 mil clientes ainda estavam sem luz, contra 1 milhão pela manhã.

Em Nova Jersey, dois primos com idade de 2 e 7 anos foram mortos quando uma árvore caiu em um parque. E no Tennessee o calor foi considerado o responsável pela morte de dois irmãos com idade de 3 e 5 anos, em Bradley County.

(Reportagem adicional de Alex Dobuzinskis em Los Angeles, Paul Thomasch em Nova York, Susan Guyett em Indianápolis, Tim Ghianni em Nashville e Alistair Bull em Washington)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos