Obama vai ao Colorado encontrar famílias de vítimas de massacre

Mary Slosson e Chris Francescani

Em Aurora (Colorado)

  • Kevin Lamarque / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viaja neste domingo (22) para o Estado do Colorado para se encontrar com familiares em luto depois do massacre em um cinema nos subúrbios de Denver, que deixou pelo menos 12 mortos e 58 feridos.

As vítimas, que tinham de 6 a 51 anos de idade, foram mortas a tiros em Aurora, no Colorado, nas primeiras horas da sexta-feira (20), quando um homem armado abriu fogo contra a multidão na lotada estreia do novo filme do Batman.

Uma vigília está marcada para as 18h30 (horário local) deste domingo em frente à Prefeitura de Aurora. O ato foi organizado por líderes civis, comunitários e religiosos.

"Podemos agora começar o processo natural de sofrer e cicatrizar esse sofrimento", disse o prefeito de Aurora, Steve Hogan, no memorial de uma das vítimas, na noite de sábado. "Ainda estamos desnorteados."

A viagem de Obama acontece enquanto especialistas estão aumentando a investigação sobre o homem acusado de ser o responsável pelo massacre. No sábado, autoridades locais e federais desarmaram explosivos no apartamento do suspeito.

James Holmes, 24, foi preso imediatamente após o massacre no cinema.

Segundo testemunhas, o atirador estava mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra a multidão.

Uma delas, que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila. "Ele atirou no ar, então comecei a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revólver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza que ele estava usando uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás, ou de gás lacrimogêneo", disse.

Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.

Outra testemunha declarou que o homem "subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente". 

O porta-voz do departamento de polícia de Aurora, Frank Fania, disse que o homem, um jovem de pouco mais de 20 anos, portava uma espingarda, uma escopeta, uma pistola e um colete à prova de balas. Os motivos da ação ainda são desconhecidos. Fania declarou que o rapaz não resistiu à voz de prisão. 

O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999. Adolescentes, Dylan Klebold e Eric Harris se armaram com armas e bombas e abriram fogo dentro da escola. Além dos 13 mortos, eles feriram outras 23 pessoas antes de se matar.

O incidente de hoje em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech antes de se matar.

Vídeo mostra pessoas saindo de cinema onde atirador matou 12

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos