Dilma nomeia três novos integrantes para Comissão de Ética

Hugo Bachega

Em Brasília

  • Ueslei Marcelino/Reuters

    No ano passado, a comissão recomendou a Dilma que exonerasse o então ministro do Trabalho Carlos Lupi

    No ano passado, a comissão recomendou a Dilma que exonerasse o então ministro do Trabalho Carlos Lupi

A presidente Dilma Rousseff nomeou três novos integrantes para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República em decreto publicado nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União.

Os novos integrantes serão Marcello Alencar de Araújo, Mauro de Azevedo Menezes e Antonio Modesto da Silveira. Eles terão um mandato de três anos, podendo ser reconduzidos por uma única vez.

A comissão possui sete integrantes, mas estava com apenas dois após saídas decorrentes do término ou da não renovação dos mandatos. A comissão contava apenas com o presidente, Sepúlveda Pertence, cujo mandato vence em dezembro de 2013, e Américo Lacombe, cujo mandato expira em março de 2015. 

O grupo atua como instância consultiva da presidente e ministros de Estado sobre ética pública, e tem, entre outras atribuições, administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal.

No ano passado, a comissão recomendou a Dilma que exonerasse o então ministro do Trabalho Carlos Lupi, alvo de denúncias de irregularidades na pasta. Lupi pediu demissão dias depois.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos