Revista satírica francesa acirra os ânimos com cartuns sobre Maomé nu

PARIS, 19 Set (Reuters) - O semanário satírico francês Charlie Hebdo ridicularizou o profeta Maomé nesta quarta-feira ao mostrá-lo nu em cartuns, o que deve inflamar ainda mais os ânimos de muçulmanos em todo o mundo, já indignados com um filme que zomba do profeta, colocado na Internet.

As autoridades francesas, que haviam feito um apelo à revista para que não publicasse os cartuns, anunciaram nesta quarta-feira que fecharão temporariamente suas embaixadas e escolas em 20 países na sexta-feira - dia da oração para os muçulmanos -, pois temem que o material cause ainda mais protestos no mundo islâmico.

A capa da revista mostra um judeu ortodoxo empurrando uma figura de turbante, que está numa cadeira de rodas. Nas páginas internas há várias caricaturas do profeta, incluindo algumas em que ele aparece nu.

O ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, criticou a decisão da Charlie Hebdo, classificando-a como uma provocação, e anunciou que ordenou o reforço da segurança nas missões diplomáticas do país no mundo muçulmano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos