Cemitérios se recusam a enterrar tchetcheno suspeito de atentado em Boston

Ross Kerber

Em Boston

A família de Tamerlan Tsarnaev, um dos acusados pelo atentado contra a Maratona de Boston, estava com dificuldades nesta segunda-feira (6) para encontrar um local para enterrar o corpo dele, já que vários cemitérios do Estado norte-americano de Massachusetts se recusaram a aceitá-lo.

Tsarnaev, 26, foi morto em um confronto com a polícia em 19 de abril, quatro dias depois do atentado que, segundo as autoridades norte-americanas, ele e o irmão mais novo armaram contra a maratona, matando três pessoas e ferindo outras 264.

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

Parentes disseram querer que Tsarnaev seja enterrado na região, mas diversos cemitérios de Massachusetts rejeitaram o sepultamento. O governador do Estado, Deval Patrick, declarou nesta segunda-feira que não vai se envolver nessa questão.

De acordo com os princípios da religião muçulmana, o corpo não pode ser cremado, procedimento adotado no caso de criminosos notórios, como o responsável pelo atentado de Oklahoma City, Timothy McVeigh.

"A situação como um todo não tem precedentes", disse um porta-voz da associação que congrega dirigentes de serviços funerários, David Walkinshaw. O Estado de Massachusetts não possui cemitérios próprios, explicou ele, e o governo federal somente possui áreas para sepultamento de veteranos de guerra, o que exclui Tsarnaev.

"O desafio aqui é que não há como exigir que um cemitério permita um enterro em sua área", afirmou Walkinshaw.

O corpo de Tsarnaev foi levado para a casa funerária Graham Putnam & Mahoney Funeral Parlors, em Worcester, na semana passada, depois de permanecer mais de uma semana sob exames de especialistas em Boston.

O proprietário da casa funerária, Peter Stefan, que também preside um conselho encarregado de supervisionar serviços funerários e de embalsamamento em Massachusetts, tem sido alvo de protestos, mas argumenta que tem a obrigação de aceitar os restos mortais de Tsarnaev.

Stefan diz que buscará ajuda de autoridades estaduais caso não consiga encontrar um local para o enterro. No entanto, o governador Patrick já afirmou que não se envolverá na controvérsia.

"Nada tenho comentários nem uma opinião sobre isso", declarou Patrick a repórteres, na cidade de New Bedford. "Esse é um problema de família, com o devido respeito a todos vocês, e a família precisa tomar algumas decisões. Entendo que eles têm algumas opções. Eles precisam optar em breve por uma delas", disse Patrick.

O tio de Tsarnaev, Ruslan Tsarni, afirmou no domingo que seu sobrinho deveria ser enterrado em Massachusetts, que é seu lar. Os pais de Tsarnaev, russos da etnia chechena que retornaram à Rússia há vários anos, sugeriram em várias entrevistas e reportagens que seu filho deveria ser enterrado em Cambridge, ou então ser levado de volta à Rússia.

Mas as autoridades de Cambridge pediram aos Tsarnaev que procurem outro lugar.

"O difícil e estressante esforço dos cidadãos da cidade de Cambridge para retomar a vida tranquila sofreria impacto negativo pelo tumulto, protestos e enorme presença da mídia a tal enterro", afirmou o administrador de Cambridge, Robert Healy em comunicado. "As famílias com entes queridos enterrados no Cemitério de Cambridge também merecem que seus mortos descansem em paz."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos