Barco de refugiados naufraga a caminho da Austrália e 21 morrem

Rieka Rahadiana e Kanupriya Kapoor

Em Jacarta

Uma embarcação que levava imigrantes para a Austrália afundou na costa indonésia na sexta-feira (27), matando pelo menos 21 pessoas, disse a polícia indonésia.

O último desastre a atingir refugiados que usam o litoral sul da Indonésia para tentar alcançar a Austrália vai lançar uma sombra sobre a visita a Jacarta, na segunda-feira, do novo primeiro-ministro da Austrália, o conservador Tony Abbott, cuja postura dura sobre a imigração esteve no centro de sua campanha eleitoral.

Cerca de 400 embarcações com refugiados chegaram na Austrália nos últimos 12 meses e cerca de 45.000 candidatos a asilo desembarcaram ali desde o final de 2007, quando o antigo governo trabalhista relaxou as políticas de fronteira, terminando por endurecê-las de novo diante da reação do eleitor.

"Todos os passageiros eram do Oriente Médio. Havia pessoas do Líbano e do Iêmen. O barco seguia para a Austrália. Seu próximo destino eram as Ilhas Christmas", disse à Reuters por telefone, no sábado, Dedy Kusuma Bakti, chefe de polícia em Cianjur, em Java Ocidental. Situadas no oceano Índico, não longe da Indonésia, as Ilhas Christmas são território australiano.

Bakti disse que 28 sobreviventes foram resgatados. Parte da mídia indonésia divulgou que 79 pessoas podem ter se afogado no incidente, embora não haja confirmação oficial de um total de mortos tão elevado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos