Topo

Navio militar dos EUA resgata imigrantes perto de Malta

17/10/2013 09h53

ROMA, 17 Out (Reuters) - Um navio da Marinha norte-americana resgatou 128 homens de uma jangada avistada no mar Mediterrâneo por uma patrulha naval de Malta, disseram autoridades dos EUA, em mais um incidente da crescente crise envolvendo imigrantes na travessia entre a África e a Europa.

O USS San Antonio, um navio anfíbio de desembarque de doca, foi chamado ao local onde estava a jangada, no centro do Mediterrâneo, na noite de terça-feira, quando o vento forte e o mar agitado colocavam a pequena embarcação em risco, disseram em nota oficial autoridades da Marinha dos EUA na Itália.

Os homens receberam comida, água e assistência médica, e deveriam ser transferidos no mesmo dia para embarcações maltesas, segundo autoridades do país insular.

Dois naufrágios neste mês mataram pelo menos 550 imigrantes nas águas entre a Líbia e a Itália. Para evitar novos desastres, o governo italiano reforçou as patrulhas marítimas e, junto com Malta, pediu que a crise seja colocada na pauta da próxima reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, nos dias 24 e 25 de outubro.

(Reportagem de James Mackenzie)