Topo

Fabricantes de cerveja retiram apoio a eventos de St. Patrick's que proíbem gays

15/03/2014 12h42

NOVA YORK, 15 Mar (Reuters) - Duas grandes fabricantes de cervejas retiraram na sexta-feira o patrocínio a paradas do St. Patrick's Day em Nova York e Boston, nos Estados Unidos, em um protesto contra a proibição de participantes que sejam assumidamente gays.

A Sam Adams se retirou do desfile de Boston, que acontece no domingo, e a Heineken retirou seu apoio ao desfile de Nova York, previsto para segunda-feira. Ambos os eventos permitem a participação de grupos gays, mas proíbem sinalização sobre a orientação sexual.

A Sam Adams fez o anúncio depois de ficar sob pressão do Club Cafe, um bar de Boston patrocinado pela comunidade gay. O bar ameaçou em um post no Facebook na quinta-feira parar de oferecer a Sam Adams, a menos que a empresa retirasse o patrocínio.

"Nós estávamos esperançosos de que ambos os lados desta questão seriam capazes de chegar a um acordo que permitiria a todos, independentemente da sua orientação, a participarem do desfile", disse Jessica Paar, porta-voz da Boston Beer Company, que fabrica a Sam Adams, em um comunicado.

Ativistas de direitos gays elogiaram a decisão da Heineken.

Um representante da fabricante disse à CNBC na sexta-feira: "Acreditamos na igualdade para todos. Não somos mais um patrocinador do desfile de segunda-feira."

Em fevereiro, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou que não iria participar do desfile deste ano em apoio a comunidade gay. O prefeito de Boston, Martin Walsh, prometeu não ir ao desfile a não ser que a comunidade gay pudesse participar abertamente.

(Por Barbara Goldberg e Mohammad Zargham)