Topo

Putin diz a Merkel que referendo na Crimeia é legal

Lidia Kelly

De Moscou (Rússia)

16/03/2014 10h57

O presidente russo Vladimir Putin disse à chanceler alemã Angela Merkel neste domingo (16) que o referendo na Ucrânia respeita as leis internacionais, segundo comunicado do Kremlin.

Putin prometeu respeitar a decisão da Crimeia, disse o Kremlin, ao mesmo tempo em que moradores da região votavam em um referendo para decidir se a península deve se separar da Ucrânia e se unir à Rússia.

O comunicado disse que Putin também usou a conversa telefônica com Merkel para expressar sua preocupação sobre a escalada de tensões que, segundo ele, está sendo causada por grupos radicais nas regiões do sudeste da Ucrânia em "conivência com autoridades de Kiev".

"Vladimir Putin chamou a atenção para o fato de que o desejo da população da península está sendo implementado em total respeito à lei internacional", disse o comunicado.

A Crimeia, que abriga a frota russa no mar Negro, foi parte da Rússia até 1954, quando o então dirigente soviético Nikita Kruschev passou seu controle à Ucrânia. Após a queda do ex-presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro, as populações das regiões sul e leste do país foram às ruas para protestar contra o que consideraram um golpe de Estado.

A Rússia, aliada de Yanukovich e com interesses na região, apoia esse movimento. A península da Crimeia, de maioria étnica e língua russas e atualmente com um regime de república autônoma da Ucrânia, está sob controle de forças pró-Moscou desde 28 de fevereiro.