Avião da Avianca faz pouso forçado em Brasília após falha no trem de pouso

SÃO PAULO, 28 Mar (Reuters) - Um avião da Avianca fez um pouso de emergência nesta sexta-feira no aeroporto de Brasília depois que o trem de pouso dianteiro da aeronave não abriu, mas não houve feridos, afirmou a Força Aérea Brasileira.

A FAB disse que o "avião sofreu um problema hidráulico que impediu que seu trem de pouso dianteiro abrisse. O piloto declarou emergência e fez o pouso de barriga. Não houve feridos".

Imagens de TV mostravam o avião da Avianca inclinado na pista, com a parte dianteira tocando o chão, rodeado de carros de bombeiros.

A Avianca não confirmou a causa do incidente. Em nota, a companhia disse que o avião modelo Fokker 100 operava o voo OC 6393 de Petrolina (PE) a Brasília com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo e "pousou de forma segura" às 17h42 na capital federal.

"Todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões", diz a nota da Avianca.

A companhia afirmou que dos 44 passageiros, 20 seguiram viagem em voos da própria Avianca, 14 que tinham Brasília como destino final foram para suas casas e nove adultos e uma criança foram acomodados em hotel.

A assessoria de imprensa da Inframérica, concessionária do aeroporto de Brasília, afirmou que o terminal opera no momento apenas com uma das duas pistas, já que o incidente limitou a operação em uma delas. Não havia previsão de abertura da segunda pista.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou em nota que as investigações sobre as causas do ocorrido estão sendo realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Aeronáutica.

No boletim das 20h, dados publicados no site da Infraero, por opção da Inframérica, mostravam que de 161 voos domésticos programados até aquele horário nesta sexta-feira, 17 voos estavam atrasados e 3 haviam sido cancelados.

(Por Bruno Marfinati; reportagem adicional de Anthony Boadle, em Brasília)

Últimas de Notícias

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos