Topo

Tropas da Venezuela impedem líder oposicionista de chegar ao Parlamento

01/04/2014 19h31

CARACAS, 1 Abr (Reuters) - Tropas venezuelanas dispersaram com gás lacrimogêneo manifestantes da oposição nesta terça-feira e impediram que a ativista antigovernamental María Corina Machado - cujo mandato de deputada na Assembleia Nacional foi recentemente removido - chegasse ao Legislativo.

Soldados da Guarda Nacional cercaram simpatizantes da oposição que planejavam seguir em passeata até o centro de Caracas para protestar contra a expulsão de María Corina do Congresso, impedindo-os de sair e esvaziando a praça com o uso de gás lacrimogêneo.

O mandato parlamentar de María Corina foi retirado na semana passada pela direção da Assembleia, com base na acusação de que ela violou a Constituição ao aceitar um convite do Panamá para falar contra o governo do presidente Nicolás Maduro em uma reunião da Organização dos Estados Americanos.

A líder oposicionista qualificou esse processo como manobra ilegal de um governo ditatorial e prometeu comparecer a uma sessão do Legislativo marcada para esta terça-feira. Ela foi impedida por uma fileira de soldados a várias quadras do Parlamento.

"Eu quero agradecer a todos os cidadãos, pelo seu apoio e força!", escreveu no Twitter enquanto seus partidários se concentravam. "Hoje eu sou mais deputada do que nunca, e vou continuar a ser até que o povo decida o contrário."

Os protestos contra o governo começaram em meados de fevereiro, tendo como alvo a escassez de itens básicos e altos níveis de criminalidade. Os protestos perderam intensidade nas últimas semanas.

(Reportagem de Deisy Buitrago)