Síria se desfez de 80% de suas armas químicas, dizem monitores

Oliver Holmes

Em Beirute

A Síria enviou para fora ou destruiu cerca de 80% de seu material de armas químicas declaradas, disse neste sábado (19) o chefe da equipe internacional que supervisiona o processo de desarmamento.

A crise na Síria em fotos
A crise na Síria em fotos

Sigrid Kaag, coordenador especial da missão conjunta das Nações Unidas e da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), disse que, se o ritmo se manteve, a Síria deve ser capaz de cumprir o seu prazo de 27 de abril a entregar todos os agentes químicos declarados.

"O ritmo renovado dos movimentos é positivo e necessário para assegurar o progresso no sentido de um prazo apertado", disse Kaag.

O presidente sírio, Bashar al-Assad concordou com os Estados Unidos e a Rússia para se desfazer das armas químicas -um arsenal que Damasco nunca havia reconhecido formalmente- depois que centenas de pessoas foram mortas em um ataque com gás sarin nos arredores da capital, em agosto passado.

Washington e seus aliados ocidentais disseram que as forças de Assad espalharam o agente, no pior ataque químico do mundo em um quarto de século. O governo culpou o lado rebelde na guerra civil da Síria, que está agora em seu quarto ano.

Como destruir armas químicas

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos