Topo

Senado aprova projeto que permite aos chilenos votar no exterior

22/04/2014 20h11

SANTIAGO, 22 Abr (Reuters) - Os chilenos que vivem no exterior poderão votar na próxima eleição presidencial, depois que o Senado aprovou uma lei em uma votação histórica nesta terça-feira, no que seria o prelúdio para discutir outras reformas políticas promovidas pela dirigente socialista Michelle Bachelet.

Depois de décadas de fracassos legislativos e com os votos da centro-esquerda e alguns senadores conservadores, cerca de 800.000 chilenos poderão se beneficiar da nova legislação que desamarra uma das ataduras deixadas pelo ex-ditador Augusto Pinochet.

A emenda recebeu 28 votos favoráveis, cinco contra e uma abstenção, o que provocou aplausos dos presentes no Senado e dos membros do governo.

"Já se passaram 24 anos (de discussão), vocês não imaginam quão árdua e difícil foi uma reforma desta natureza... O Senado da República encerra um longo debate", disse a ministra da Secretaria-Geral da Presidência, Ximena Rincón.

Segundo dados divulgados pelo Parlamento, 87 por cento dos chilenos que vivem no exterior estão trabalhando ou estudando. Metade deles vive na Argentina.

Nos anos 1970 e 1980, milhares de chilenos foram exilados pela ditadura de Pinochet.

"Espero que (essa aprovação) seja o primeiro passo para as reformas políticas que este Parlamento vai discutir neste ano de 2014 e espero que possamos resolver velhas discussões", acrescentou a ministra.

(Reportagem de Antonio De la Jara)