Topo

Morrem 3 norte-americanos em ataque a hospital em Cabul

24/04/2014 15h31

CABUL, 24 Abr (Reuters) - Três norte-americanos foram mortos nesta quinta-feira quando um segurança abriu fogo em um hospital em Cabul fundado por uma instituição de caridade dos Estados Unidos, o mais recente de uma série de ataques a civis estrangeiros no Afeganistão.

Os ataques a forças de segurança, civis afegãos e ocidentais têm aumentado desde o começo do ano, à medida que as forças ocidentais se preparam para deixar o país e os afegão para escolher um novo presidente.

"Podemos confirmar que três norte-americanos foram mortos", disse uma autoridade da embaixada dos EUA sem dar maiores detalhes. Um quarto norte-americano ficou ferido, informou o Ministério da Saúde afegão.

O autor do atacante, um policial empregado como segurança no Hospital Cure, foi capturado, disse o ministério. O Taliban assumiu a responsabilidade por ataques semelhantes este ano, mas não comentou o tiroteio desta quinta.

Os mortos incluem um médico, um pai e um filho que visitavam o hospital, disse o ministro da Saúde afegão, Suriya Dalil.

"Quando saíam do hospital, o segurança abriu fogo contra eles, matando três e ferindo outro", afirmou uma autoridade do Ministério do Interior.

Entre eles estava o médico Jerry Umanos, um pediatra de Chicago e voluntário durante quase uma década no treinamento de residentes médicos no Afeganistão e no tratamento de pacientes, de acordo com o centro de saúde de Chicago onde ele trabalhou durante mais de um quarto de século.