Topo

Feriado violento em Chicago deixa 9 mortos e dezenas de feridos

Nick Carey, em Chicago, e Carey Gillam, em Kansas City

07/07/2014 18h03

O feriado de 4 de julho, do Dia da Independência dos Estados Unidos, resultou em uma explosão de incidentes com armas de fogo em Chicago, que deixaram nove mortos e 49 feridos, informaram autoridades nesta segunda-feira (7). A violência foi tão disseminada na terceira maior cidade norte-americana durante o período entre quinta-feira (4) e domingo (6), que a polícia ainda está contando os mortos e feridos.

Em uma entrevista coletiva à imprensa , o superintendente da Polícia de Chicago, Garry McCarthy, chamou a violência de "inaceitável", atribuindo-a em parte a uma "proliferação de armas de fogo".

A polícia disse que cinco pessoas foram atingidas por policiais e ao menos duas delas morreram. Em três dos outros incidentes, as vítimas haviam apontado armas contra os policiais quando foram atingidas, relatou o departamento em um comunicado. Um quarto homem foi seriamente ferido pela polícia depois de se declarar armado, afirmou a entidade. Apenas no domingo, houve 21 incidentes com armas de fogo.

McCarthy afirmou que gangues e criminosos reincidentes são apegados às suas armas e mais inclinados a se envolver em tiroteios com a polícia do que descartar suas armas por causa da frouxidão das leis estaduais e federais. Ele vem pedindo reiteradamente sentenças mínimas obrigatórias para crimes com arma de fogo.