Topo

Venezuela cobra imposto para respirar ar condicionado em aeroporto

Deisy Buitrago

Em Caracas

12/07/2014 14h25

A Venezuela está aplicando um imposto para respirar ar condicionado ozonizado no principal aeroporto do país, um sistema instalado por razões de segurança, disse na sexta-feira (11) um membro do Conselho Legislativo que validou a tarifa.

O Aeroporto Internacional de Maiquetia informou que as autoridades locais do Estado costeiro de Vargas iniciou o recolhimento do imposto após a instalação de um "sistema de biossegurança e dutos de ar condicionado ozonizados".

O imposto, que se soma a outros, é de cerca de 127 bolívares (US$ 20). "Agora em período de testes, o novo sistema começa a implementar o mecanismo para cobrar o imposto", disse à "Reuters" José Félix Valer, membro da Assembleia Legislativa de Vargas.

O imposto não está incluído no preço do bilhete de avião, disse o deputado do Partido governista Socialista Unido da Venezuela, apesar do custo adicional para o usuário. A tarifa é cancelada quando o passageiro faz o check in na empresa aérea.

Maiquetia é o primeiro aeroporto do país a instalar a tecnologia, disse em comunicado a administração do aeroporto. O novo imposto é outra pesada carga a ser assumida pelos venezuelanos, em meio a uma massiva suspensão de voos de e para a Venezuela para repatriar lucros devido ao controle do câmbio.