Topo

Reino Unido eleva nível de ameaça terrorista por causa de Síria e Iraque

Em Londres

29/08/2014 10h27Atualizada em 29/08/2014 11h24

O Reino Unido elevou o nível de seu alerta de ameaça terrorista nesta sexta-feira para "severo", o segundo nível mais alto, em resposta a possíveis ataques planejados na Síria e no Iraque, disse a secretária do Interior britânica, Theresa May, nesta sexta-feira (29).

"Isso significa que um ataque terrorista é bastante provável, mas não há dados de inteligência que sugiram que um ataque seja iminente", disse May em comunicado.

O premiê britânico, David Cameron, afirmou  em seguida que ao menos 500 pessoas deixaram o Reino Unido para lutar "na Síria e potencialmente no Iraque" ao lado de jihadistas. 

 o premiê afirmou que militantes islâmicos apresentam hoje "a maior e mais profunda ameaça" à segurança do Reino Unido jamais vista. A causa dessa ameaça, disse, é a "ideologia venenosa do extremismo islâmico". 

Segundo Cameron, o Estado Islâmico "está tentando estabelecer e então expandir violentamente seu próprio Estado terrorista". 

O premiê afirmou ainda que o Parlamento irá anunciar na segunda-feira (1º) uma série de medidas para impedir que determinadas pessoas viajem ou emitam passaporte. "Minha prioridade é fazer todo possível para manter nosso povo seguro."

Decapitação

O envolvimento de britânicos em movimentos radicais islâmicos veio à tona recentemente, quando foi divulgado um vídeo mostrando a decapitação do jornalista americano James Foley.

O rapper Abdel-Majed Badel Bary - Reprodução/Daily Mail - Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

O vídeo, o carrasco do jornalista falava inglês com sotaque britânico

Os serviços secretos do Reino Unido identificaram três britânicos jihadistas que teriam participado da decapitação do jornalista. Um deles é um ex-rapper chamado Abdel-Majed Abdel Bary, 23, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

De acordo com o jornal, Bary é conhecido como "Jihadi John" e era considerado uma promessa do rap em Londres. Na cidade, ele se apresentava como "L Jinny". O jovem deixou a casa de seus pais no bairro de Maida Vale, no oeste da capital britânica, no ano passado. (Com agências internacionais)