Topo

Estado Islâmico derruba avião militar sírio, diz grupo de monitoramento

STRINGER
Imagem: STRINGER

Em Beirute

16/09/2014 08h19

BEIRUTE (Reuters) - Combatentes do Estado Islâmico derrubaram um avião militar sírio usando armas antiaéreas nesta terça-feira, conseguindo pela primeira vez abater um jato militar desde a declaração de um califado transfronteiriço em junho, informou um grupo que monitora a guerra civil na Síria.

O avião caiu nos arredores da cidade de Raqqa, reduto do Estado Islâmico, 400 quilômetros a nordeste de Damasco, durante ataques aéreos sobre o território controlado pelo grupo militante, de acordo com um morador.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo de monitoramento que reúne informações a partir de uma rede de ativistas no terreno, registrou a ocorrência de cinco ações aéreas em Raqqa nesta terça. Rami Abdulrahman, que comanda a organização, citou fontes ligadas ao Estado Islâmico dizendo que um avião foi derrubado.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou na semana passada a realização de ataques aéreos de forças norte-americanas contra o Estado Islâmico na Síria, ampliando uma ação que já vinha ocorrendo contra os militantes no Iraque.

A Força Aérea síria tem bombardeado territórios controlados pelo Estado Islâmico nas províncias de Raqqa e Deir al-Zor praticamente todos os dias desde que o grupo tomou a cidade iraquiana de Mosul, em junho.

A Síria se ofereceu para participar de uma coalizão que os Estados Unidos estão formando para enfrentar o Estado Islâmico, mas governos ocidentais consideram o presidente sírio, Bashar al-Assad, parte do problema e descartam a hipótese de uma cooperação.

(Por Tom Perry)