Dilma diz que Pronatec é fiscalizado, mas controle tem que ser aprimorado

SÃO PAULO (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, afirmou neste domingo que o Pronatec é fiscalizado, mas disse que o controle do programa de acesso ao ensino técnico e emprego tem que ser aprimorado.

Os comentários de Dilma foram feitos após reportagem da Folha de S. Paulo afirmar que uma auditoria indicou não ser possível precisar quantos alunos assistem às aulas e como foram gastos os recursos repassados pelo governo federal às escolas.

O Pronatec tem sido uma das principais bandeiras da campanha de reeleição da petista, que disputa o segundo turno contra o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.

Segundo a Folha, um relatório a partir de uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) teria revelado descontrole dos gastos públicos, porque alunos desistentes continuam sendo contabilizados e as instituições podem ser remuneradas por esse grupo que não frequenta mais as aulas.

"Não é verídica (a reportagem sobre o descontrole no Pronatec). É um programa enorme, atende mais de 8 milhões de pessoas, 896 cursos e é uma parceria importante entre o governo e suas escolas técnicas e o sistema 'S' para assegurar cursos técnicos e de qualificação profissional. São os melhores cursos técnicos no país", disse Dilma a jornalistas.

"Os cursos são fiscalizados, nós temos que aprimorar a fiscalização e não há nenhuma irregularidade no Pronatec", disse a presidente.

 

(Reportagem de Vinício Cherobino; Edição de Cesar Bianconi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos