Topo

Manifestantes de Hong Kong vão votar sobre propostas do governo

24/10/2014 09h32

Por Diana Chan e Donny Kwok

HONG KONG (Reuters) - Manifestantes pró-democracia em Hong Kong anunciaram que vão realizar uma votação sobre as propostas do governo que foram rejeitadas por eles esta semana, à medida que a cidade controlada pela China entrava na quinta semana de protestos nesta sexta-feira.

Com a tendência de maior presença de pessoas nos protestos durante o fim de semana, os líderes estudantis anunciaram na quinta-feira à noite o plano de realizar uma votação eletrônica entre os manifestantes sobre as propostas de reforma apresentadas por autoridades da cidade em uma reunião na terça-feira, na qual não houve acordo para encerrar o impasse.

"O governo sempre diz que os estudantes não representam as pessoas nas praças e os cidadãos de Hong Kong, então nós estamos aqui para fazer todas as nossas vozes serem ouvidas e vamos dizer claramente ao governo o que nós pensamos", disse Alex Chow, um dos estudantes que lideram o movimento, aos manifestantes.

A votação deve perguntar aos manifestantes se a proposta do governo de enviar um relatório ao Conselho de Estado da China, o equivalente ao gabinete ministerial, sobre os protestos que tomaram Hong Kong teria algum motivo prático, na tentativa de usar essas respostas para fortalecer sua posição de barganha.

Esta sexta-feira marca o início da quinta semana desde que milhares de pessoas começaram a bloquear vias principais para se opor aos planos do governo central de limitar os candidatos que poderiam participar da primeira eleição direta em Hong Kong para escolha de seu líder, em 2017.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU deu um incentivo aos manifestantes na quinta-feira ao pedir que a China garanta o sufrágio universal em Hong Kong, incluindo o direito de concorrer às eleições.