Topo

Grã-Bretanha enfrenta pior ameaça de segurança desde 11/9, diz ministra

TOBY MELVILLE
Imagem: TOBY MELVILLE

24/11/2014 12h26

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha enfrenta a maior ameaça de segurança por terrorismo do que em qualquer momento antes ou desde os ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos, disse a secretária do Interior britânica, Theresa May, nesta segunda-feira.

O governo irá apresentar uma nova legislação antiterrorismo na quarta-feira para lidar com uma gama de ameaças, disse May, particularmente de britânicos que voltaram da luta na Síria e no Iraque junto a militantes islâmicos. 

“Quando as agências de segurança e inteligência nos dizem que a ameaça que enfrentamos é agora mais perigosa do que em qualquer momento antes ou desde 11/9, nós devemos prestar atenção”, disse ela a uma audiência em Londres.

May disse que, desde que 52 pessoas foram mortas quando quatro britânicos realizaram atentados suicidas em Londres, em 2005, cerca de 40 planos terroristas foram interrompidos. 

Isso inclui tentativas de conduzir ataques com armas em ruas do país, uma trama para explodir a Bolsa de Valores de Londres, planos para derrubar aviões e conspirações para assassinar um embaixador britânico e militares.

“Quase todos esses ataques foram evitados”, disse May. “Mas, como o IRA uma vez disse, os terroristas têm que ter sorte apenas uma vez."

(Por Andrew Osborn e Kylie MacLellan)