Topo

Uruguai resolveu diferenças com México após Mujica suavizar opiniões, diz chanceler

24/11/2014 14h06

MONTEVIDÉU (Reuters) - O chanceler uruguaio, Luis Almagro, disse nesta segunda-feira que as diferenças diplomáticas com o México foram resolvidas depois que o presidente José Mujica amenizou seus comentários sobre o país, que havia classificado como "Estado falido" devido ao desaparecimento de 43 estudantes.

A Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México convocou no domingo o embaixador uruguaio no país, Jorge Delgado, para prestar esclarecimentos sobre as declarações do presidente do Uruguai.

Mujica classificou de "terrível" a morte dos estudantes mexicanos em uma entrevista à revista Foreign Affairs Latinoamérica divulgada na sexta-feira no site da publicação, e disse que o México era "uma espécie de Estado falido" cujos poderes públicos estão totalmente sem controle.

No Chile, onde participa de um evento relativo à Aliança do Pacífico e o Mercosul, Almagro disse à Reuters que o assunto foi "sim" resolvido entre os países.

Por sua vez, a SRE do México não voltou a se manifestar sobre a questão.

No domingo à noite, o presidente do Uruguai suavizou suas declarações no site da Presidência, se solidarizando com o México, e lamentou os efeitos do tráfico de drogas sobre a segurança dos países.

(Reportagem de Malena Castaldi)