Topo

Homem morre após atirar em consulado mexicano e outros locais no Texas

28/11/2014 18h41

AUSTIN, Estados Unidos (Reuters) - Um homem aparentemente decepcionado com a política de imigração dos Estados Unidos foi morto a tiros nesta sexta-feira, após atirar mais de 100 cartuchos de munição contra o consulado mexicano, um tribunal federal e a sede da polícia na capital do Estado norte-americano do Texas, informou a polícia.

O suspeito é um homem de Austin, com cerca de 50 anos, que tem ficha criminal, segundo policiais.

A polícia disse que estava investigando se ele morreu ao atirar nele mesmo ou de um tiro disparado por um oficial que estava levando cavalos a um local perto da sede da polícia. Ninguém ficou ferido no incidente, segundo a polícia.

"O sargento estava ali se preparando para colocar os cavalos do lado de fora", disse o chefe da polícia de Austin, Art Acevedo. "Como ele estava segurando dois cavalos com uma das mãos, ele atirou pelo menos uma vez com uma só mão."

O suspeito também tentou atear fogo ao consulado mexicano, informou a polícia. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do México expressou "profunda preocupação e condenação do incidente."

Acevedo disse que os alvos indicavam que os ataquem podem ter ligação com a política de imigração dos EUA.

"Quando você olha para o debate nacional agora sobre a imigração, é o que... vem à mente. Às vezes, nosso discurso político se torna muito quente e, por vezes, muito furioso", afirmou Acevedo a jornalistas.

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou neste mês mudanças nas regras de imigração, aliviando a ameaça de deportação para cerca de 4,7 milhões de imigrantes ilegais.

Nenhuma bomba foi encontrada junto ao suspeito ou em seu veículo, afirmou Acevedo à CNN. A polícia disse que também estava examinando a casa do homem, no norte de Austin.

(Por Jim Forsyth e Jon Herskovitz)