Topo

Morte de garoto de Cleveland baleado por policial é declarada homicídio

12/12/2014 20h38

CLEVELAND, Estados Unidos (Reuters) - A morte de um garoto de 12 anos na cidade norte-americana de Cleveland, baleado por um policial em novembro, foi formalmente reconhecida como um homicídio, de acordo com o relatório da autópsia divulgado nesta sexta-feira que revelou que ele foi atingido uma vez no abdômen.

Tamir Rice, que era negro, foi baleado em 22 de novembro por um policial branco que reagiu a um chamado sobre um suspeito portando arma de fogo em um parque de Cleveland. A arma acabou se revelando uma réplica que normalmente dispara balas de plástico. O garoto morreu no dia seguinte.

A autópsia do Instituto Médico Legal do Condado de Cuyahoga afirmou que Rice teve um único ferimento do lado esquerdo do abdômen e que a bala se alojou na pélvis.

A morte aconteceu em um momento de grande comoção no país em relação ao uso da força por parte da polícia e dois dias antes de um júri decidir não indiciar um policial branco pela morte de Michael Brown na cidade de Ferguson, no Missouri, em 9 de agosto.

Rice foi alvejado menos de dois segundos depois que a viatura da polícia parou ao seu lado no parque, informou a polícia, que também divulgou um vídeo de segurança exibindo Rice no parque antes e durante o disparo.

Rice tinha 1,70 metro de altura e pesava 88 quilos, segundo o relatório da autópsia. Na segunda-feira, sua mãe, Samaria Rice, disse que os policiais envolvidos deveriam ser condenados. A família entrou com uma ação na semana passada contra a cidade de Cleveland e os dois policiais em questão, que estão de licença administrativa.

(Reportagem de Kim Palmer, em Cleveland)