Topo

Bombas deixam ao menos 20 mortos em estação de ônibus na Nigéria

22/12/2014 15h09

ABUJA/MAIDUGURI, Nigéria (Reuters) - Duas explosões de bombas em uma estação de ônibus no nordeste da Nigéria mataram pelo menos 20 pessoas e feriram 40 nesta segunda-feira, disse um funcionário dos serviços de emergência.

Segundo testemunhas, muitas das vítimas tinham corrido para socorrer os feridos da primeira explosão.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque na cidade de Gombe. Insurgentes do Boko Haram têm atacado civis com bombas, especialmente no nordeste, onde eles estão tentando criar um Estado islâmico.

"A segunda explosão foi pior do que a primeira, porque muitas pessoas correram para o local e foram atingidas. Muitos foram mortos e muitos ficaram feridos", afirmou a testemunha Mohammed Fawu à Reuters por telefone.

Colocar uma bomba seguida da outra é uma tática clássica de guerrilha que visa causar várias vítimas.

Uma autoridade da Agência Nacional de Gestão de Emergência (Nema), que não quis ser identificada, disse que 20 pessoas foram mortas e que 40 feridos estavam sendo tratados.

A explosão foi causada por bombas, mas ainda não se sabe se um homem-bomba estava envolvido.

"Eu vi quando os corpos foram retirados pela polícia. Todos morreram nos ônibus", disse Hadiza Suleiman, uma estudante de graduação, acrescentando que havia visto 20 corpos.

A violência no nordeste da Nigéria está matando civis diariamente - cerca de 10.340 este ano, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.

(Por Isaac Abrak e Lanre Ola)