Topo

Bombardeios da Força Aérea síria deixam 45 civis mortos, dizem monitores

Suleiman Al-Khalidi

Em Amã (Jordânia)

26/12/2014 10h54

Pelo menos 45 civis morreram e cerca de 175 ficaram feridos quando aeronaves bombardearam uma cidade no norte da Síria controlada pelo Estado Islâmico, numa intensificação dos ataques aéreos por parte das forças do presidente Bashar al-Assad, disseram moradores e um grupo de monitoramento nesta sexta-feira (26).

Helicópteros e aviões de combate lançaram bombas de barril --tambores de aço cheios de estilhaços e explosivos-- sobre áreas residenciais e industriais na cidade de Al Bab e na vizinha Qabaseen, no nordeste de Aleppo, na quinta-feira e madrugada desta sexta, de acordo com moradores.

"As pessoas estavam ganhando a vida a duras penas e não havia grupos armados no mercado, só gente pobre. Por que Assad está nos matando? Que Deus traga vingança contra ele", disse Yousef al-Saadi, moradores de Qabaseen e voluntário de um grupo civil de proteção local, que foi contactado via Skype.

A mídia estatal síria não noticiou os ataques em Al Bab, uma cidade com cerca de 100 mil moradores que tem sido alvo de ataques pesados das forças do governo desde o início de uma campanha aérea liderada pelos Estados Unidos contra o grupo militantes Estado Islâmico na Síria, em setembro.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo com sede no Reino Unido que reúne informações por meio de uma série de fontes, disse que houve um aumento no número de ataques aéreos dos militares sírios contra áreas rebeldes nos últimos três dias.

Segundo o grupo, 110 civis foram mortos em mais de 470 ataques aéreos contra áreas rebeldes na Síria nas últimas 72 horas, incluindo cidades nos arredores da capital Damasco.