Topo

Ucrânia suspende trens para Crimeia citando questões de segurança

26/12/2014 12h24

KIEV (Reuters) - A ferroviária estatal da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia, anunciou nesta sexta-feira que suspenderá os serviços de trens de carga e de passageiros à península da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em março, devido a preocupações sobre segurança.

A Ukrzaliznytsia disse que os trens de carga serão suspensos a partir de sexta-feira, enquanto as rotas de passageiros vão parar de operar gradualmente durante o fim de semana e na segunda-feira. A companhia não disse por quanto tempo as suspensões vão durar nem especificou quais são os receios sobre segurança.

"Para assegurar a seguranças do passageiros ... (a ferrovia) cortará a rota de trens à Crimeia em Novooleksiyvka e Kherson," disse a empresa em comunicado, fazendo referencia a duas cidades na Ucrânia continental perto da Crimeia.

A anexação da Crimeia pela Rússia levou as relações entre Moscou e o Ocidente ao nível mais baixo desde a Guerra Fria, e um mês mais tarde uma revolta separatista começou no leste da Ucrânia.

Embora controlada por Moscou, a única conexão por terra da península é com a Ucrânia, e ela tem continuado dependente da Ucrânia para a maior parte de seus suprimentos, incluindo a maior parte de sua eletricidade e água.

(Por Pavel Polityuk)