Topo

Após discurso desafiador, Obama segue para redutos republicanos

21/01/2015 15h13

Por Jeff Benkoe

WASHINGTON (Reuters) - Um dia após fazer um discurso em tom desafiador do Estado da União ao Congresso liderado por republicanos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pegou a estrada nesta quarta-feira para promover seus planos de ajudar a classe média.

Obama partiu para uma viagem de dois dias por Idaho e Kansas para divulgar sua mensagem de que a economia dos EUA se recuperou de fato após anos complicados.

Sem ter de enfrentar os eleitores mais uma vez, Obama usou um tom bastante confiante em seu discurso do Estado da União na terça-feira à noite, afirmando que a "sombra da crise já passou".

É hora de adotar políticas como aumentar os impostos para os ricos e oferecer ensino superior de graça por dois anos, disse Obama.

O presidente, do Partido Democrata, ameaçou vetar esforços republicanos contra a lei de reforma do sistema de saúde conhecida como Obamacare e contra o afrouxamento da política imigratória.

Republicanos pediram que Obama seja mais humilde, uma vez que o partido de oposição assumiu o controle de ambas as casas no Congresso este mês após vencer as eleições de novembro.

"Estamos aqui há apenas duas semanas e meia, e ele colocou sete ameaças de veto. Acho que esse provavelmente não é o melhor começo. Deixe-nos trabalhar a legislação antes de você decidir se alguma coisa será vetada", disse o líder da maioria na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, ao programa "This Morning", da CBS.

McCarthy disse que os republicanos estão dispostos a trabalhar com Obama em temas como reforma tributária e comércio.

O secretário do Tesouro, Jack Lew, disse na quarta-feira que após conversas recentes com republicanos ele está confiante na aprovação no Congresso de um projeto de reforma tributária nos negócios. Lew colocou a chance de aprovação em "maior do que 50-50".

Os comentários de Lew foram parte de um plano da Casa Branca de divulgar as mensagens proferidas por Obama no discurso do Estado da União.

Obama viajou para Idaho e Kansas, dois redutos republicanos. Ele fará um discurso na Universidade Boise State, em Idaho, ainda nesta quarta.

Em seu discurso na terça à noite no Congresso, Obama disse aos parlamentares e a milhões de telespectadores que era hora de "virar a página" da recessão e da guerra e de trabalhar juntos para recuperar a classe média norte-americana que ficou para trás.

A intenção do presidente de estabelecer uma rede de segurança mais cara para a classe média e os mais pobres tem pouca chance de se tornar lei este ano, mas pode se tornar tema central de debate nas eleições presidenciais de 2016.

(Reportagem adicional de Doina Chiacu, Jason Lange, Howard Schneider e Susan Heavey)