Topo

Caderno de Alan Turing, decifrador de código nazista, irá a leilão

DANNY MOLOSHOK
Imagem: DANNY MOLOSHOK

21/01/2015 15h09

NOVA YORK (Reuters) - Um caderno de matemática e ciência da computação escrito pelo decifrador de código nazista Alan Turing, interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch no filme “O Jogo da Imitação”, indicado ao Oscar de melhor filme, será vendido em um leilão, informou a casa de leilões Bonhams nesta quarta-feira.

O manuscrito de 56 páginas deve alcançar um valor de pelo menos sete dígitos quando o item for posto à venda no dia 13 de abril, em Nova York, e uma parcela do lucro será destinada à caridade.

Turing foi um matemático britânico genial e um pioneiro na ciência da computação que antecipou o final da Segunda Guerra Mundial decifrando o código de comunicação dos alemães.

No caderno, que jamais foi exposto ao público e data de 1942, Turing desenvolve os fundamentos da ciência da computação e da matemática.

“Este manuscrito é da época em que Turing estava envolvido na tarefa crucial de decifrar o Código Enigma”, disse Cassandra Hatton, especialista sênior em livros raros e manuscritos da Bonhams.

Turing nunca recebeu o devido crédito por seu trabalho durante a guerra e se suicidou em 1954. À época, ele recebia tratamento hormonal por ter sido condenado por ser homossexual, o que era um crime. Ele foi perdoado 60 anos mais tarde.

Ele deixou o caderno com seu amigo Robin Gandy, que o escondeu até sua morte.

(Por Patricia Reaney)