Topo

Combatentes houthi substituem guardas fora da casa de presidente do Iêmen

Khaled Abdullah
Imagem: Khaled Abdullah

21/01/2015 08h02

SANAA (Reuters) - Combatentes armados do poderoso movimento iemenita houthi montaram guarda nesta quarta-feira do lado de fora da residência particular do presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, cuja casa normalmente é protegida por agentes da segurança presidencial, disseram testemunhas.

Postos de vigilância estavam vazios e não havia sinal da guarda presidencial no complexo, local de confrontos entre houthis e guardas na terça-feira, de acordo com as testemunhas. Os combatentes houthis estavam acompanhados por um veículo blindado.

Mohammed al-Bukhaiti, membro da liderança houthi, disse à Reuters: "O presidente Hadi ainda está em casa. Não tem problema, ele pode sair."

Combatentes houthi enfrentaram guardas na residência de Hadi e invadiram seu palácio na terça-feira, ganhando terreno em sua busca por mais poder político, que tem enfraquecido a autoridade do Estado e lançou o país árabe em uma crise profunda.

Em discurso televisionado horas após a demonstração de força de seus combatentes na terça, o líder houthi, Abdel-Malek al-Houthi, alertou Hadi a implementar um acordo de divisão de poder fechado quando seus homens tomaram a capital do país, em setembro.

Hadi, aliado do Ocidente e defensor convicto dos ataques de drones dos Estados Unidos contra combatentes da Al Qaeda no Iêmen, tem diferenças com os houthis também sobre um projeto de Constituição que tem o objetivo de ajudar a acabar com décadas de conflito e pobreza.

(Reportagem de Yara Bayoumy e Mohammed Ghobari)