Topo

Supostos militantes do Boko Haram atacam cidade grande no norte da Nigéria

25/01/2015 10h00

MAIDUGURI, Nigéria (Reuters) - Supostos militantes do grupo Boko Haram iniciaram um ataque contra a cidade nigeriana de Maiduguri, uma das principais no nordeste do país. O ataque começou na madrugada deste domingo, afirmaram fontes do governo e locais.

Por volta das 9h (horário local), uma testemunha da Reuters afirmou que disparos podiam ser ouvidos e que helicópteros militares estavam circulando a cidade.

Todas as estradas foram fechadas, afirmou uma fonte das forças de segurança do país, e a atividade comercial foi paralisada.

Os militantes começaram o ataque pelos subúrbios da cidade, na região de Njimtilo. A cidade é capital do Estado de Borno e será um prêmio importante para os insurgentes que tentam criar um Estado islâmico.

O Boko Haram promove uma insurgência sangrenta que já dura cinco anos para tentar criar um Estado islâmico no nordeste da Nigéria, maior economia da África. Os militantes controlam vastas áreas do Estado de Borno e algumas regiões dos Estados vizinhos de Adamawa e Yobe. Eles recentemente tomaram controle da cidade e da base do exército nigeriano em Baga, perto do lago Chad.

A incapacidade do exército nigeriano em deter o grupo se tornou um grande problema para o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, que tenta a reeleição em fevereiro. Jonathan visitou a capital do Estado no sábado como parte de sua campanha e o candidato da oposição Muhammadu Buhari tinha visita à cidade marcada para segunda-feira.

A última vez que os insurgentes tentaram tomar controle sobre Maiduguri em dezembro de 2013, chegando a atacar base do exército da força aérea.

Uma moradora da região, Rachel Adamu, que vive em Njimtilo, afirmou "por favor, rezem por nós, estamos em perigo, sob ataque agora".

(Por Lanre Ola)