Topo

Bombas atingem centro cultural e bonde em Donetsk; ao menos 6 mortos

ALEXANDER ERMOCHENKO
Imagem: ALEXANDER ERMOCHENKO

30/01/2015 11h41

DONETSK, Ucrânia (Reuters) - Bombas atingiram um centro cultural e um bonde na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira, matando pelo menos seis pessoas, relataram jornalistas da Reuters na localidade.

Um cinegrafista da Reuters viu quatro corpos cobertos perto do centro cultural e um quinto cadáver em um carro seriamente danificado nas proximidades. Uma mulher chorava junto a um dos corpos. Em outro local, ele viu um sexto cadáver próximo de um bonde avariado.

O governo separatista da cidade afirmou que pelo menos sete pessoas foram mortas – cinco no ataque ao centro cultural e pelo menos duas outras quando um projétil de artilharia atingiu o bonde, a pouco mais de um quilômetro de distância.

A semana passada teve os piores combates no leste ucraniano desde a adoção de um cessar-fogo cinco meses atrás.

Não houve comentário de imediato dos militares da capital Kiev sobre os atentados, ocorridos em meio aos preparativos para uma reunião do chamado “grupo de contato” entre representantes da Ucrânia, da Rússia, dos líderes rebeldes e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Mais de cinco mil pessoas já morreram desde que o conflito irrompeu em abril passado, quando forças do governo entraram em confronto com rebeldes apoiados por Moscou que declararam suas próprias “repúblicas populares” no leste.

(Por Natalia Zinets)