Protestos de caminhoneiros trarão "grave prejuízo", diz ministro

(Reuters) - Os protestos de caminhoneiros que têm bloqueado rodovias em vários Estados trarão "graves prejuízos", segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, que disse que as manifestações terão efeito importante sobre a atividade econômica e nas exportações.

Monteiro também afirmou, segundo a Agência Brasil, que os protestos dos caminhoneiros podem afetar a balança comercial, já que atrapalham o fluxo de caminhões para os portos. Mas disse que ainda não é possível quantificar esse impacto.

"Os protestos são algo preocupante, com efeito importante sobre atividade econômica. A mobilização interrompe o fluxo de circulação de mercadorias, altera todo o ciclo de operação das empresas, com graves prejuízos", disse o ministro, segundo a agência.

"Pode haver algum reflexo no trânsito das mercadorias (para os portos), mas não me parece que seja algo muito relevante ainda. Não posso quantificar nada", acrescentou o ministro ao comentar um possível impacto na balança comercial.

Caminhoneiros realizam desde segunda-feira bloqueios em estradas de pelos menos nove Estados em protesto contra a alta do preço do diesel, os baixos preços do frete e pela redução de custos da categoria.

Após reunião nesta terça-feira em Brasília para tratar do assunto, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, disse a jornalistas que o governo iniciará na quarta-feira uma negociação sobre o frete com empresários e caminhoneiros e que não está na pauta do governo a redução do preço do diesel.

(Texto de Eduardo Simões, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos