Eletrobras inaugura parque eólico de US$100 mi com UTE no Uruguai

COLÔNIA, Uruguai (Reuters) - A brasileira Eletrobras e a empresa estatal de energia uruguaia UTE inauguraram neste sábado um parque eólico que custou investimentos de 100 milhões de dólares, visando abastecer as redes elétricas de ambos os países.

O empreendimento "Artilleros", em Colônia, a 130 quilômetros de Montevidéu, tem 31 aerogeradores de 90 metros de altura, com capacidade de produzir 65 megawatts cada um.

"Vai beneficiar o Brasil e o Uruguai. Trata-se da integração do sistema elétrico dos dois países, disse a presidente brasileira, Dilma Rousseff. "Vai dar mais segurança para as nossas populações e uma energia de melhor qualidade e mais barata", acrescentou.

"É um marco nos esforços de integração, de fazer as coisas em conjunto com os governos da região. Eu acho que é uma caminho que devemos procurar avançar", disse o presidente do Uruguai, José Mujica, que no domingo passa o poder ao seu companheiro Tabaré Vázquez.

Para a construção do parque, UTE e Eletrobras aportaram 15 milhões de dólares cada uma e os restantes 70 milhões de dólares foram financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina.

(Por Esteban Farat)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos