Topo

Boko Haram divulga vídeo de decapitação imitando Estado Islâmico

3.mar.2015 - Boko Haram divulga vídeo com supostas decapitações - Twitter/Reprodução
3.mar.2015 - Boko Haram divulga vídeo com supostas decapitações Imagem: Twitter/Reprodução

Em Abuja

03/03/2015 09h09

A facção islâmica nigeriana Boko Haram postou um vídeo supostamente mostrando a decapitação de dois homens, a primeira vez que o grupo usa imagens e técnicas de edição avançadas que fazem lembrar filmagens do Estado Islâmico.

O vídeo, divulgado na segunda-feira, mostra militantes atrás de dois homens, que estão de joelhos e com as mãos amarradas atrás do corpo, com um homem de pé segurando uma faca.

Um dos homens diz para a câmera que eles foram pagos por autoridades para espionar o grupo militante, antes da filmagem mostrar outra cena, já com os corpos decapitados. Não foi possível confirmar a autenticidade ou data das filmagens.

O vídeo vai aumentar preocupações de que o Boko Haram, que se desenvolveu a partir de um movimento clerical no nordeste da Nigéria, esteja expandindo e buscando inspiração de redes militantes globais, incluindo Al Qaeda e Estado Islâmico.

Os militantes, que mataram milhares e sequestraram centenas na tentativa de criar um estado islâmico em seu país, recentemente intensificaram ataques nas fronteiras com Camarões, Chade e Níger.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, disse que o Boko Haram é aliado da Al Qaeda e do Estado Islâmico, embora a informação não seja confirmada pelo grupo.

O uso de técnicas gráficas no vídeo do Boko Haram, a filmagem de militantes vestidos de preto com bandeiras pretas, e a edição que mostra somente o resultado da decapitação são particularmente recordativos das filmagens do Estado Islâmico, que tomou grandes partes do Iraque e Síria e matou diversos reféns.

No vídeo, um dos homens diz que vem de Baga, no Estado de Borno, e o outro diz que é de Michika, no Estado de Adamawa, duas áreas onde o Exército disse que reconquistou áreas do Boko Haram.

Vídeos antigos do Boko Haram eram mais crus, geralmente apresentando um homem identificado como o líder Abubajar Shekau, falando mais sobre lutas locais do que globais.