Topo

Destroços de tsunami no Japão vão continuar aparecendo na costa dos EUA

Victoria Cavaliere

Em Seattle

17/03/2015 18h41

Os destroços do tsunami que atingiu o Japão em 2011 vão continuar a aparecer no litoral dos Estados Unidos pelos próximos três anos, com todo tipo de objeto, desde refrigeradores a vigas de madeira e bolas esportivas ainda à deriva no oceano Pacífico, disse um especialista nesta terça-feira (17).

Cerca de um milhão de toneladas de destroços ainda vagam pelo oceano Pacífico quatro anos depois de um terremoto de magnitude 9, o mais forte já registrado no Japão, ter provocado uma série de enormes tsunamis que devastaram grande parte da costa de Honshu, matando 20 mil pessoas.

Os tsunamis também danificaram a usina nuclear Fukushima Daiichi, causando uma sucessão de explosões e vazamentos no pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, ocorrido 25 anos antes.

As estimativas são de que cinco milhões de toneladas de entulho --de carros a materiais de construção, barcos e docas-- foram levadas pelo Pacífico, das quais cerca de 70% foram rapidamente parar no fundo do oceano, disseram especialistas japoneses e norte-americanos.

Mas itens com flutuação eventualmente pegaram carona nas correntes do oceano Pacífico e, desde então, têm sido levados até cerca de 40 quilômetros do litoral dos EUA, numa área que se estende da Califórnia ao Alasca, disse Sam Chan, um especialista em espécies aquáticas invasoras da Universidade de Oregon.