Topo

Avião da Air Canada atingiu antenas em aterrissagem no leste do país

30/03/2015 09h26

Por Mark Blinch

HALIFAX, Canadá (Reuters) - O avião da Air Canada que no domingo ficou seriamente danificado num acidente na cidade de Halifax, na costa leste canadense, aterrissou antes da pista e atingiu uma linha de antenas, perdendo o trem de pouso, segundo autoridades da área de transportes.

Ninguém morreu no acidente que resultou em mais de 20 passageiros e tripulantes hospitalizados. Todos, com exceção de um, já tiveram alta, segundo a companhia aérea.

“Eles tocaram o chão 335 metros antes da pista. Então eu diria que eles tiveram bastante sorte”, disse Mike Cunningham, da agência de segurança no transporte do Canadá, à imprensa.

Ele afirmou que quando o avião aterrissou ele atingiu uma linha de antenas, e “isso causou danos consideráveis, e o trem de pouso principal saiu nesse ponto”.

Cunningham, que disse que o avião também perdeu uma das turbinas, declarou que ainda era muito cedo para tirar conclusões sobre o acidente. Segundo ele, ainda era cedo para descartar as condições climáticas como um fator.

O acidente ocorreu pouco antes da meia-noite. A Air Canada afirmou que o Airbus A320 vinha de Toronto com 133 passageiros e cinco membros da tripulação.

"Nós da Air Canada estamos muito aliviados que ninguém ficou ferido gravemente. Mesmo assim, temos total consciência de que essa foi uma experiência muito perturbadora”, disse Klaus Goersch, chefe de operações da Air Canada, em comunicado.

A Air Canada também afirmou que as condições climáticas eram apropriadas para o pouso. Nevava intensamente no aeroporto no momento do acidente.

Passageiros entrevistados pela imprensa local descreveram um “grande clarão” antes do pouso e especularam que o avião poderia ter atingido uma linha de eletricidade.

Cunningham declarou acreditar que uma linha de eletricidade havia sido cortada perto do aeroporto, que perdeu energia depois disso.

Fotos divulgadas via internet pela agência canadense mostraram o nariz do avião e uma das asas danificadas.

No início do mês, um jato da Delta Air Lines, ao aterrissar durante uma nevasca em Nova York, derrapou e atingiu uma cerca.