Topo

Grécia quer 279 bilhões de euros da Alemanha por reparações pela 2ª Guerra

Karolina Tagaris

Em Atenas

06/04/2015 20h33

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, disse nesta segunda-feira (6) que a Alemanha deve cerca de 279 bilhões de euros à Grécia em reparações pela ocupação nazista do país.

Sucessivos governos gregos e também entidades privadas têm pressionado o pagamento de reparações pela Alemanha há décadas, mas o governo grego nunca havia estabelecido um montante oficial para tais pedidos.

Uma comissão parlamentar montada pelo governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, começou a trabalhar na semana passada com o objetivo de cobrar dívidas da Alemanha, incluindo reparações de guerra e o reembolso de um então chamado empréstimo de ocupação que os nazistas alemães obrigaram o Banco da Grécia a fazer. O grupo também pede a devolução de tesouros arqueológicos roubados.

Durante uma audiência parlamentar, Mardas disse que Berlim deve 278,7 bilhões de euros a Atenas, de acordo com cálculos feitos pelo gabinete de contabilidade geral do governo grego. O empréstimo de ocupação atinge a soma de 10,3 bilhões de euros.

A campanha por compensação ganhou impulso nos últimos anos, à medida que a Grécia passou a sofrer dificuldades por causa de medidas de austeridade impostas por União Europeia e Fundo Monetário Internacional em troca de resgates financeiros que totalizaram 240 bilhões de euros, recursos destinados a salvar a Grécia da falência.

Tsipras tem frequentemente culpado a Alemanha pelas dificuldades decorrentes da austeridade imposta sobre a Grécia. Ele irritou Berlim ao ameaçar pressionar a causa das reparações em meio às negociações para destravar o resgate grego.

A Alemanha tem repetidamente rejeitado as alegações da Grécia e afirma que honrou com suas obrigações, incluindo um pagamento de 115 milhões de marcos alemães feito à Grécia em 1960.